Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

Apoio on-line

olá o meu filho têm 15 anos e quando nasceu teve problemas no parto (asfixia ) hoje é uma criança normal em termos mentais , mas com alguns problemas motores, a nível de desporto, mas especialmente na escrita, tem muita dificuldade em escrever, por ex. salta-lhe a mão , fica com dores no braço escreve normalmente com a caneta agarrada com as duas mãos ao mesmo tempo escreve devagar e com muito esforço ,e com uma letra quase impossível de ler tem alturas em que está melhor e outras pior, não sendo no entanto as alturas em que está melhor caso de se dizer que a escrita é normal, pois para ele ,requer sempre um enorme esforço agradecia muito se me podessem recomendar alguma terapia adequada, algum terapeuta ou algum tipo de exercícios que possa com ele efectuar afim de minimizar o problema . agradecido atentamente Carlos


Caro amigo... Desde já parabéns por “insistir” na educação do seu filho. Cada vez mais cabe aos pais tentar inverter o desleixe governamental e consequentemente apoiar o desenvolvimento dos seus educandos. As escolas carecem de recursos humanos, físicos e materiais e a comunidade de nada nos vale... Enfim... O país que temos... A Disgrafia é uma alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores. Sabe-se que é necessário adquirir certo desenvolvimento ao nível de: coordenação visuo-motora para que se possam realizar os movimentos finos e precisos que exigem o desenho gráfico das letras; da linguagem, para compreender o paralelismo entre o simbolismo da linguagem oral e da linguagem escrita; da percepção que possibilita a discriminação e a realização dos caracteres numa situação espacial determinada; cada letra dentro da palavra, das palavras na linha e noa conjunto da folha de papel, assim como o sentido direccional de cada grafismo e da escrita em geral. A escrita disgráfica pode observar-se através das seguintes manifestações: O traços pouco precisos e incontrolados; O falta de pressão com debilidade de traços; O ou traços demasiado fortes que vinquem o papel; O grafismos não diferenciados nem na forma nem no tamanho; O a escrita desorganizada que se pode referir não só a irregularidades e falta de ritmo dos signos gráficos, mas também a globalidade do conjunto escrito; O realização incorrecta de movimentos de base, especialmente em ligação com problemas de orientação espacial, etc. Na Disgrafia motora, existe compreensão da relação entre os sons escutados e sua representação gráfica, mas verifica-se dificuldades na escrita em consequência de uma motricidade deficiente. A intervenção e reeducação na Dislexia, Disortografia e Disgrafia deverá ser sempre que possível feita por equipas pluri e multidisciplinares. Com este texto pretende-se que o leitor possa se elucidar um pouco mais sobre o tema, e se for o caso possa explorá-lo com uma outra atitude. Para tal livros como: Dislexia, Disortografia e Disgrafia da (Mc Graw Hill); Como apoiar um filho disléxico da (editora Estampa). São uma razoável ajuda, para um trabalho de Reeducação Pedagógica, os livros de exercícios (Dislexia Vol 1 e 2, da Porto Editora), também são uma boa opção. O tratamento requer uma estimulação linguística global e um atendimento individualizado complementar à escola. Os pais e professores devem evitar repreender a criança. Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista. Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral. Evitar o uso de canetas vermelhas na correcção dos cadernos e provas. Consciencializar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva. Aqui ficam alguns sites de interesse:

http://www.apdis.com/dislexia

http://www.dislexia.portalpsi.com/definicao.htm

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=16515

http://www.eb1-proenca-a-nova.rcts.pt/apoio_edu.htm

http://www.p-albuquerque.com/dislexia.disortografia.disgrafia.htm

http://espacodislexia.blogspot.com/2008/10/dicas-sobre-disgrafia.html

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=59133&t=saiba-como-tratar-e-como-identificar-o-disturbio

http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/05/disgrafia-e-disortografia_28.html

http://www.lendo.org/15-exercicios-para-melhorar-sua-escrita/

http://www.ciberduvidas.com/correio.php?rid=24567

http://office.microsoft.com/pt-br/templates/TC060901001046.aspx?CategoryID=CT101448201046

http://smartkids.terra.com.br/especiais/...
http://www.desenhosparacolorir.org/desen...
http://smartkids.terra.com.br/colorir/in...
http://www.printpaint.com.br
http://web.educom.pt/~pr1305/primav.m.ht...
http://www.xaxado.com.br/turma/turma_cap...
http://www.1papacaio.com.br
http://www.billybear4kids.com/animal/who...
http://www.dltk-holidays.com/spring/mgly...
http://www.dltk-kids.com/animals/mfarmpo...
http://www.ciaecia.com.br/index.html
http://www.coloring.ws/cartoons.htm
http://www.kidsdomain.com/resources/prin...
http://www.first-school.ws
http://www.first-school.ws/theme/cp_comh...
http://www.comunidadeshalom.com/imagens_...
http://www.gamasites.com/criancas/
http://www.enchantedlearning.com/Home.ht...
http://www.companhiadozu.interdinamica.p...
http://www.teatroconstrucao.org/838
http://piquiri.blogspot.com/2007/10/dese...
http://www.qdivertido.com.br/links.php
http://www.buscafeminina.com/desenhos_pa...
http://www.first-school.ws/theme/numbers...
http://www.dltk-holidays.com/xmas/crafts...
http://smartkids.terra.com.br
http://www.kadike.com.br

Qualquer dúvida ou informação estamos à disposição... Com os melhores cumprimentos.

BOM TRABALHO!


2 comentários

Comentar post