Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

Apoio On-line

"Boa tarde, estava lendo um artigo seu, porque estou em busca de respostas para meus problemas.
Meu nome é verônica tenho 25 anos, eu comecei esse ano a fazer faculdade, e estou tendo muita difilculdade na aprendizagem, essa semana tive palestras sobre inclusão e percebi que muitas coisas respondem meus questionamentos. mas tenho medo de conversar com minhas professoras. Eu não consigo me concentrar, e principalmente eu nao consigo aprender, eu já tive vontade de voltar na alfabetização, eu nao sei o que acontece, mas eu estudo com meu esposo as regrinhas de portugues e nao consigo aprender de forma alguma, a minha vida td estudei em escola particular, e ate hoje eu não sei português, eu sempre pensei que era porque eu sou burra e nao aprendo , nao tenho a base da matéria. mas a cada dia eu percebo q muitas coisas as pessoas aprendem e eu nao consigo aprender, eu estou sofrendo muito com isso, porque eu quero mudar minha historia de vida, quero ser uma boa leitora me dedicar aos estudos, mas eu nao consigo, de forma alguma. Um dia deses uma professora fez um teste falando que nossa memoria de trabalho grava de 7 a nove itens , e pegou e falou o numero do celular dela , todo mundo gravou só eu que não, eu nao consigo gravar a data de aniversario dos meus pais irma . só do meu sobrinho que eu estava presente no dia do nascimento, eu nao sei oque eu tenho , mas eu preciso mudar, ser diferente. Não sei se você pode me ajudar, se sim , eu posso contar um pouco mas da minha historia , mas te imploro por ajuda, não aguento mas ser assim. preciso me achar no mundo, eu quero ser difrente."
V.R.
 

Bom dia... Desculpe só agora responder ao seu mail... É natural, que a longo da nossa vida façamos comparações ou analogias com pessoas e situações. Contudo, não deve esquecer-se que se está na faculdade é pq terá algum valor, isto é... Não pode ser tão limitada como diz.
A palavra/termo memória
 tem sua origem etmológica no latim e significa a faculdade de reter e /ou readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências.

Esta é uma faculdade cognitiva extremamente importante - forma a base para a aprendizagem.  Para além disto, forma a base de nosso conhecimento, estando envolvida com nossa orientação no tempo e no espaço e nossas habilidades intelectuais e mecânicas.
Em suma, a aprendizagem e a memória são o suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planeamento.
Tipos de memória: memória ultra-rápida cuja retenção não dura mais que alguns segundos; memória  de curto prazo (ou curta duração), que dura minutos ou horas e serve para proporcionar a continuidade do nosso sentido do presente; memória de longo prazo (ou de longa duração), que estabelece engramas (ou traços duradouros (dura dias, semanas ou mesmo anos).
Existem várias formas de trabalhar a memória, assim como elevar as capacidades de atenção e de concentração. Não considero a sua situação dramática... Acredite, cada pessoa é um ser com capacidades e limitações... Um ser que interage com o mundo... Que absorve aprendizagens e evolui.

Sugestão de leitura:

http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm

António Pedro Santos