Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS

CarÍSSIMOS,

A Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, vem por este meio informar que tem apenas 1 vaga para o seuCentro de Atividades Ocupacionais e 2 vagas para a sua Residência Autónoma, ambos na Casa dos Marcos, situada na Moita.

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS
O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) destina-se a portadores de doença rara diagnosticada, maiores de 16 anos, com dificuldade intelectual e desenvolvimental associada e graves limitações ao nível da atividade e participação, não atingindo níveis de funcionamento favoráveis ao exercício de uma atividade laboral.



O CAO tem como principal objetivo a rentabilização das capacidades físicas, sensoriais, cognitivas e psicossociais dos indivíduos, através do estabelecimento de um plano de desenvolvimento individual para cada doente. As atividades realizadas quer individualmente quer em grupo contribuem, simultaneamente, para o desenvolvimento de competências relativas ao funcionamento independente nas atividades de vida diária e para a promoção da interação social no grupo e na comunidade, processos contínuos que se desenvolvem em estreita colaboração com os significativos (familiares, cuidadores, tutores, entre outras pessoas significativas na sua vida) e que terão impacto na qualidade de vida dos doentes.


RESIDÊNCIA AUTÓNOMA
A Residência Autónoma (RAU) tem como principais objetivos o acolhimento residencial temporário de pessoas portadoras de patologia rara diagnosticada, maiores de 16 anos, e a promoção de condições de vida e de ocupação que, adequadas às necessidades específicas dos doentes, contribuam para o seu bem-estar e qualidade de vida. Com capacidade para 5 residentes, é composta por 4 quartos (1 duplo e 3 individuais com wc e armário), uma sala de jantar, uma sala de estar, uma cozinha equipada e ainda um pátio interior.



Na RAU da Casa dos Marcos é estabelecido um plano individual para cada utente, com uma intervenção focada na melhoria do seu desempenho funcional, no apoio ao desenvolvimento do projeto de vida, na promoção das capacidades de organização e de gestão da vida diária, na maximização da autonomia, da capacidade de tomada de decisão e de resolução de problemas, no desenvolvimento de competências relacionais e comportamentais, na valorização pessoal e social e na promoção da interação e integração na comunidade e criação de sinergias com o tecido empresarial de âmbito local, regional e nacional, entre outros.


Faça já a sua inscrição através do número de telefone 211 165 300 ou do e-mail casadosmarcos@rarissimas.pt!