Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

CONVITE - Tertúlia Inquietações Pedagógicas - 17 de dezembro, 5ª feira, às 17h30 - ESE de Lisboa (sala dos atos)

Inquietações Pedagógicas

Inquietações Pedagógicas                                                                                                         

CONVITE – Tertúlia

17 de dezembro, 5ª feira, às 17h30

Na Escola Superior de Educação de Lisboa (Sala de Atos)

(Ver contactos e localização em: http://www.eselx.ipl.pt/contactos-localizacao)

Em debate:

Para que servem as Ciências da Educação?

 

Com

 

Almerindo Janela Afonso,

presidente da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação

e

 Jorge Pinto,

 professor e investigador em Ciências da Educação

 

 

A moderar:

Maria Emília Brederode Santos

 

“Na tertúlia das Inquietações Pedagógicas do dia 17 Dezembro às 17h 30 Almerindo Janela Afonso, presidente da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, e Jorge Pinto, professor e investigador em Ciências da Educação, debaterão com professores, directores de escolas, investigadores e jornalistas, moderados por Maria Emília Brederode Santos, “Para que servem as Ciências da Educação?”   

Esta década parece ter começado sob o signo da intolerância, da incompreensão e da violência, culminando agora com os ataques de Paris. As responsabilidades não podem ser assacadas à escola mas a escola e a educação também estão a ser interpeladas: a educação estará a cumprir o seu papel de nos tornar pessoas melhores? A escola estará a cumprir o seu papel integrador?

Por outro lado, a sociedade portuguesa continua atravessada por desníveis educativos muito acentuados, desníveis que reencontramos na escola e que a escola não parece capaz de resolver e ultrapassar. Os resultados escolares revelam progressos nas aprendizagens dos alunos que se situam na faixa superior ou média mas não nos alunos cujo desempenho apresenta maiores dificuldades.

Que contributo podem dar as Ciências da Educação para melhor compreendermos estes e outros problemas da actualidade e lhes darmos resposta?

O 25º aniversário da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação é pretexto para um balanço do contributo das Ciências da Educação  - para a escola, os professores, para as aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos, para as práticas e para as políticas educativas.

Sem cairmos nos preconceitos (corporativos, ideológicos…) e ideias feitas com que tantas vezes as Ciências da Educação têm sido atacadas, pretendemos ser exigentes na apreciação de como as Ciências da Educação se estabeleceram em Portugal, do conhecimento que têm produzido, das soluções que têm ajudado (ou não) a construir e da forma como os seus contributos são divulgados na comunicação social.

Desejamos ouvir-vos a todos: estudantes e professores, pais e directores, técnicos do Ministério ou das autarquias, jornalistas e bloguistas: Para que servem – para que gostariam que servissem – as Ciências da Educação?”

Contactos “INQUIETAÇÕES PEDAGÓGICAS”:

Email:  pedagogicasinquietacoes@gmail.com

Blogue: http://inquietacoespedagogicasii.blogspot.pt

Facebook: http://www.facebook.com/InquietacoesPedagogicas

Youtube:  https://www.youtube.com/user/InquietPedagogicas

Área de anexos

Pré-visualizar anexo CONVITE 16ª TERTÚLIA 17-12-2015.pdf

CONVITE 16ª TERTÚLIA 17-12-2015.pdf