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GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

Divulgação

O domínio da leitura é a mais fundamental habilidade académica para todas as aprendizagens escolares, profissionais e sociais. No entanto, existe uma elevada percentagem de crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura, com enormes custos académicos, pessoais e sociais subsequentes. Nesta linha e procurando tomar uma posição no que se refere a esta problemática, a Associação Internacional de Dislexia sugere-nos “que com uma instrução adequada podemos reduzir a percentagem de crianças que necessitarão de uma assistência especial para aprenderem a ler”. Mas, alterar a prática atual, requer uma mudança fundamental no modo como o ensino da leitura geralmente é visto, pois, ao contrário da crença errada e prejudicial de que é necessária pouca preparação para se ensinar a ler, é essencial promover a consciência de que ensinar a ler é uma tarefa complexa. Delineando de um modo sintético os conceitos centrais e habilidades necessárias para preparar os professores na complexa tarefa de ajudar as crianças a serem leitores de sucesso, a Associação Internacional de Dislexia recomenda formação nos seguintes âmbitos: Fundações Conceptuais; Conhecimento da Estrutura da Linguagem; e Prática Supervisionada de Ensino da Leitura. A formação proposta vem exatamente ao encontro destas necessidades de formação, especialmente dos dois primeiros aspetos. Esta é pois uma formação que contribui para a compreensão dos processos implicados tanto na aprendizagem como no ensino da leitura, não esquecendo as suas dificuldades. LOCAL DO WORKSHOP: Lisboa - Parque das Nações – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

 

 

Data e Horário: 15 de março de 2014 (sábado), das 10 às 17 h

 

Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

 

Objetivos

-  Enquadrar a leitura no contexto da comunicação e da linguagem.

-  Analisar os processos através dos quais as crianças aprendem a dominar a leitura.

-  Descrever e refletir sobre as causas subjacentes ao surgimento das principais dificuldades na aprendizagem da leitura.

-  Praticar e comparar a utilização de instrumentos de avaliação e de atividades de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura.

 

Conteúdos Programáticos

1. Hierarquia da Linguagem

2. Processos Cognitivos Implicados na Leitura

3. Dificuldades na Aprendizagem da Leitura

4. Avaliação e Intervenção nas Dificuldades na Leitura 

 

Destinatários

- Professores e Educadores de Infância;

- Psicólogos, TSEER, Terapeutas da Fala, Explicadores;

- Pais e Encarregados de Educação;

- Profissionais da Saúde;

- Interessados na Educação.

 

Nº de participantes

          35  (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

 

Formador

  Prof. Doutor Vitor Cruz

- Licenciado em Educação Especial e Reabilitação

- Mestre em Educação Especial

- Doutor na especialidade de Educação Especial e Reabilitação

- Professor na Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa

- Coordenador do Mestrado em Educação Especial da Faculdade de Motricidade Humana

- Editor Chefe da Revista de Educação Especial e Reabilitação

- Autor dos livros:

. Dificuldades de Aprendizagem Específicas

. Uma Abordagem Cognitiva da Leitura

. Educação Cognitiva e Aprendizagem

 

Preço de Inscrição

    Até 08 Mar. 2014 - 75 €;   Após 08 Mar. 2014 - 100 €

Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (28 Fev. e 30 Mar. 2014).

    Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Em Alternativa, pode efetuar o pagamento por transferência bancária - o nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da proveniência do dinheiro (pode ser por email).

    Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos.  

 

Organização e Secretariado

    Oficina Didáctica
    Rua D. João V, nº 6
-B (ao Rato)
    1250-090 Lisboa
    Tel.: 213  872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt

Visite   www.oficinadidactica.pt