Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

Divulgação


Eunice Kennedy Shriver

O Special Olympics, criado em 1968, é o maior movimento desportivo mundial focado na promoção do desporto para pessoas com deficiência intelectual.
A visão de um Mundo onde cada pessoa, independentemente da sua capacidade, fosse aceite e valorizada, levou a que surgisse a convição de que as pessoas com deficiência intelectual podem, com enquadramento técnico adequado, beneficiar da participação no Desporto.

Assim nasceu o Special Olympics.

Abraçado por Eunice Kennedy Shriver, o Movimento surgiu com o intuito de transformar comunidades, inspirando as pessoas a abrir as suas mentes, para aceitar e incluir pessoas com deficiência intelectual.

Desde então o Movimento tem crescido e engloba cerca de 3.5 milhões de atletas em mais de 180 países e em todas as regiões do mundo.
Esta organização sem fins lucrativos emprega as suas energias na procura do verdadeiro potencial que existe dentro de cada um dos seus participantes. Deste modo, o Special Olympics oferece a oportunidade aos seus atletas de realizar o seu potencial e desenvolver as suas habilidades, através do desporto, apresentando-se não apenas como uma organização desportiva para pessoas com deficiência intelectual, mas essencialmente, como catalisadora eficaz para a mudança social.
Transformando a vida dos atletas, proporcionando benéficas mudanças de vida, os atletas do Special Olympics são, mais eficazmente, capazes de atingir a auto-realização e uma maior inserção na estrutura familiar e social.

O Special Olympics é, de facto, uma experiência estimulante, saudável e acolhedora.