Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Apoio on-line

Boa Noite,

Ao ler um vosso artigo sobre autismo, não posso deixar em branco o que me aconteceu... Tenho um menino com 3 anos, que não fala ainda, não é muito sociável e não brinca ao faz de conta. 1º fizemos um despiste auditivo, nada... 2ª fomos a uma consulta no Psicólogo, colocou o menino no espectro do Autismo. Estamos em consultas de Psicologia, vamos para a 3ª. Para variar o Seguro de saúde não cobre estas despesas, vou requerer subsídio à Segurança Social, mas como é por capitação, não sei se vai dar em alguma coisa. Eu e a minha esposa estamos cheios de dúvidas. Existe algum centro em especial que possa dar apoio a estes casos...???

Atentamente

 


Para começar, pedimos desculpa por responder tão tarde...

O autismo é uma doença psiquiátrica rara e grave da infância caracterizado por um desenvolvimento intelectual desequilibrado, afectando também a capacidade de socialização. Podemos também caracterizá-lo como uma anormalidade grave que se caracteriza por severos problemas ao nível da comunicação e do comportamento, e por uma grande incapacidade em relacionar-se com as pessoas de uma forma normal. É um distúrbio neurofisiológico e a sua causa é desconhecida. Alguns investigadores atribuem a alterações bioquímicas. Outros associam a distúrbios metabólicos hereditários, encefalites, meningites, rubéola contraída antes do nascimento, ou até a lesões cerebrais. Porém existem bastantes incertezas e dúvidas na relação do Autismo com estas doenças.

As pessoas com autismo têm uma grande dificuldade, ou mesmo incapacidade, de comunicar, tanto de forma verbal como não verbal. Muitos dos autistas não têm mesmo linguagem verbal. Noutros casos o uso que fazem da linguagem é muito limitado e desadequado. No que respeita à comunicação não verbal, há uma acentuada incapacidade na sua utilização. Paralelamente, as pessoas com autismo têm uma grande dificuldade na interpretação da linguagem, devido à dificuldade na compreensão da entoação da voz e da mímica dos outros com quem se relacionam. O isolamento social é outra característica do autismo. Outra particularidade comum no autismo é a insistência na repetição. Por isso é que as pessoas com autismo seguem rotinas, por vezes de forma extremamente rígida, ficando muito perturbadas quando qualquer acontecimento impede ou modifica essas rotinas. O balançar do corpo, os gestos e os sons repetitivos são vulgares, sendo mais frequentes em situações de maior ansiedade. A maioria dos autistas tem também deficiência mental, com níveis significativamente baixos de funcionamento intelectual e adaptativo. Cerca de 30% dos autistas pode sofrer também de epilepsia.

Infelizmente o nosso país ainda se encontra no “3º mundo” no que diz respeito às necessidades educativas especiais, ao nível da educação, saúde, apoio às famílias, entre outros... Enfim, o país que temos... Como tal, cabe somente aos pais “mexerem-se” no sentido de inverter esta situação. Após esta breve (e incompleta) introdução ao autismo deixamos alguns artigos pertinentes da apie no blog EDUCAÇÃO DIFERENTE, assim como alguns links de interesse – os quais poderão contactar no sentido do esclarecimento. Por fim deixamos também o contacto do Hospital Pediátrico de Coimbra (que se destaca nesta área), que poderá contactar para melhor se informar acerca dos passos que deverão dar ao nível de exames, apoios, terapias, etc... Já agora um conselho... Não se conformem apenas com o diagnóstico de um técnico (ouçam outras opiniões, façam exames) e estimulem sempre o vosso filhote ao nível cognitivo, sócio-afectivo, motor, comunicação (a estimulação contribui para o desenvolvimento global da criança)...

 

1. Artigos:

http://edif.blogs.sapo.pt/21274.html

http://edif.blogs.sapo.pt/21196.html

http://edif.blogs.sapo.pt/37460.html

http://edif.blogs.sapo.pt/34098.html

http://edif.blogs.sapo.pt/28986.html

http://edif.blogs.sapo.pt/32472.html

 

2. Links:

http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/folha_out_b.php (Federação Portuguesa de Autismo)

http://www.anamarisabrito.com/ (Dr.ª Ana Marisa Brito – Psicóloga – Entidade Parceira da apie – Algarve)

www.cnod.rcts.pt (Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes)
www.snripd.pt (Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência)
www.fenacerci.pt (Federação Nac. de Cooperativas de Solidariedade Social)
www.autismeurope.org (Autismo Europa - Bélgica)
www.cadin.net (CADin - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil)

 

3. Hospital Pediátrico de Coimbra

Avenida Bissaya Barreto
3000-076 Coimbra Tel:
Geral: 239480300
Urgências: 239480321
Consultas Externas:

Centro de Desenvolvimento da Criança: 239480601

Especialidades Cirúrgicas: 239480633

Especialidades Médicas: 239480632
Secretaria: 239480310 Fax:
239717216 E-Mail:
correio.hpc@chc.min-saude.pt

 

Qualquer dúvida estamos à vossa disposição!