Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Apoio on-line

Olá, chamo-me Maria José tenho uma menina com 3 anos que ainda não fala nem anda ela tem hemipertrofia e atraso psicomotor a doença dela ainda não foi diagnosticada já fez vários exames e ainda não se sabe ao certo o que ela tem, gostava muito de ir com ela a cuba pois fala-se que tem lá bons médicos alem de a médica dela ser uma boa medica que tem feito tudo pela margarida, eu peço por tudo a quem souber como eu lá ir que me diga por favor. o hi5 dela e ( mfmd@hotmail.com) o meu é (maida3@hotmail.com) agradeço muito a quem me puder ajudar.

 


Ao contrário do nosso país, Cuba tem alargado serviços de neurologia de reabilitação para os Cuidados Primários de Saúde nas policlínicas, que possuem tecnologia avançada e pessoal qualificado para este efeito (incluído nos programas da Revolução). A medicina física e de reabilitação pretende tratar ou atenuar as incapacidades causadas por doenças crónicas, sequelas neurológicas ou lesões derivadas da gestação e do parto, acidentes de trânsito e de trabalho. A reabilitação é um processo global e dinâmico orientado para a recuperação física e psicológica da pessoa portadora de deficiência, tendo em vista a sua reintegração social. Está associada a um conceito mais amplo de saúde, incorporando o bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito. As acções de reabilitação devem abranger campos complementares, como a saúde, a educação, a formação, o emprego, a segurança social, o controlo ambiental, o lazer, entre outros. A reabilitação abrange: doenças crónicas – Nas sociedades modernas, a melhoria das condições de vida, os avanços médico-cirúrgicos e a promoção e a generalização dos cuidados de saúde levaram ao aumento da longevidade e, como tal, ao progressivo crescimento do número de idosos. Paradoxalmente, ampliou-se, a par do aumento da esperança de vida, o número de doenças crónicas, frequentemente incapacitantes; Sequelas neurológicas ou lesões derivadas da gestação e do parto – Os progressos na protecção materna e infantil permitem, hoje em dia, por seu turno, salvar crianças que sobrevivem com graves sequelas neurológicas ou outras lesões; Acidentes de trânsito e de trabalho – A evolução tecnológica e as alterações nos estilos de vida têm levado ao surgimento de um elevado número de deficientes, vítimas de acidentes de trânsito, de trabalho e de doenças cardiovasculares, em idades cada vez mais jovens e produtivas.  

A reabilitação consiste:

  • Diagnóstico e definição das diferentes patologias, deficiências e incapacidades existentes;
  • Definição do prognóstico e avaliação do potencial de reabilitação;
  • Planeamento e prescrição do tratamento;
  • Coadjuvação e apoio das diferentes acções médico-cirúrgicas;
  • Prevenção do descondicionamento físico e psicológico, bem como todas as sequelas decorrentes do imobilismo e isolamento dos doentes internados;
  • Facilitação e estímulo dos processos de recuperação e regeneração natural;
  • Estímulo, maximização e compensação das capacidades residuais;
  • Promoção da integração socioprofissional.

Em baixo deixamos algumas sugestões de interesse e de pesquisa, tais como: artigos, clínicas cubanas, organizações não governamentais, entre outros. A ideia será investigar, bater a muitas portas, pedir ajuda e acima de tudo lutar. Procure associações locais, ajuda das entidades da sua área de residência, junte amigos/familiares e mobilize-se. Se precisar de ajuda, podemos ajudá-la na divulgação da sua causa pela net, ou na pesquisa de mais alguma informação que necessitar.

 

http://edif.blogs.sapo.pt/19654.html

http://www.rumoacuba.blogspot.com/

http://www.ciren.cu/

http://evasalsur.blogia.com/2008/081502-centro-infantil-de-restauracion-neurologica-donde-anidan-el-amor-y-la-ternura.php

http://www.neurorehabilitacion.com/

http://salud.cibercuba.com/category/7/41

http://www.portalesmedicos.com/enlaces_medicina_salud/1537.shtml

http://www.infomed.sld.cu/sitios/rehabilitacion/temas.php?idv=700

http://www.neurorehabana2008.com/index.php?module=rehabilitation

http://www.inr.pt/content/1/1/bemvindo

http://www.apd.org.pt/

http://www.rarissimas.pt/home.php

 

BOA SORTE! Não desista!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.