Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Divulgação

Workshop de Boomwhackers em Portugal

A Academia de Produtores Culturais tem o prazer de anunciar  o Workshop Seminário de boomwhackers ( instrumento de percurssão afinado pela escala musical bastante utilizado no ensino e em musicoterapia ), no próximo dia 3 de Maio em Azeitão - Setúbal, pelo professor Sérgio Morais e pela Psicôloga Educacional Drª Cristina Cavaco. O nosso convite, prende-se com o desígnio de facultar aos educadores, psicólogos, terapeutas, professores e responsáveis por equipamentos culturais - produtores, directores ou programadores- do sector público e privado, bem como às organizações socioculturais, um conjunto de abordagens teóricas e práticas que consideramos úteis, eficazes e críticas no horizonte da educação e desenvolvimento sócio efectivo das crianças, através de um instrumento musical de grupo que obriga à entre-ajuda e trabalho de equipe, bastante utilizado nos Estados Unidos, Japão e países Nórdicos (Boomwhacker) que pretende substituir o instrumental Orff, já ultrapassado nas práticas de ensino contemporâneas. A musicoterapia consiste na intervenção terapêutica através da música, com aplicação nas áreas da medicina, saúde mental, educação especial e intervenção comunitária. A Musicoterapia tem vindo a desenvolver-se como disciplina na fronteira entre as Artes e as Ciências Humanas, tendo criado o seu próprio corpo teórico e metodológico e em alguns países, a sua própria identidade como categoria profissional. A formação do musicoterapeuta engloba as áreas da prática musical, musicologia, psicologia, medicina e etnologia. A musicoterapia, tal como qualquer outra modalidade de terapias expressivas, inclui uma componente de criatividade e crescimento pessoal que deve acompanhar a vertente de formação teórica e técnica, para além da atenção que é dada à prática musical do aluno e à sua potencial aplicação no contexto de uma intervenção terapêutica. Este é um Workshop  de carácter profissionalizante com uma forte vertente de prática musical.

Programa do workshop « boomwhackers versus ferramenta educativa »

Workshop | 3 de Maio 2009 - Domingo | GMDUP - Azeitão - Setúbal  | 9h30 > 17h00

Tema: Boomwhackers Ferramenta Educativa e de desenvolvimento social

Conteúdos: Visualização de videos com actuações do grupo profissional de boomwhackers « Plastic Music », visualizações de actuações de grupos amadores de crianças. Contacto com os Boomwhackers, tipos de boomwhackers, manuseamento, alterações de tonalidades. Noções de tempo, timbre, altura, duração, harmonia, sonante e dissonante, formação de acordes. Composição simples / Composição com acordes / Composição em contraponto. Musicoterapia para crianças e em comunidades terapêuticas/processos de reeducação. Formação de grupos de trabalho,técnicas de fomento da entreajuda e do trabalho de equipa entre as crianças. Como potenciar estes instrumentos como ferramentas educativas para crianças com 4 anos/ 6 anos/ 8 anos / 10 Anos/ 12 anos, etc...

Destinatários: Professores, Educadores, Animadores, Musicos, Licenciados numa área afim à musicoterapia (psicologia, medicina, enfermagem, serviço social, reabilitação, psicomotricidade), programadores Culturais em funções no sector privado e no terceiro sector. (Fundações, Associações, Cooperativas, Equipamentos Culturais, Comunicação Social, Galerias, etc...)

INSCRIÇÕES e mais INFORMAÇÃO:

As inscrições para o Workshop deverão ser feitas atarvés de formulário online disponível em:

http://boomwhackers.blogspot.com/

PREÇOS:

- Workshop: 18 euros (até 20 de Abril 2009) e de 25 euros (posteriormente).

Informações/contacto:

> Sérgio Morais | tlm. 916059066 | mailto:boomwhackers@gmail.com

 


 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.