Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

Educação especial e inclusiva: Mudanças para a escola e sociedade

Educação especial e inclusiva: Mudanças para a escola e sociedade

Educacao Especial E Inclusao Educacional

Educacao Especial E Inclusao Educacional

Apoio on-line

Meu filho tem 44 anos e até ha cerca de 6 anos freq a paralisia cerebral em telheiras .como era longe de casa indicaram nos as cercis em barcarena. no primeiro ano não se queixou,mas agora anda pouco adaptado lá pois tem muitos def mentais ,e ele e sobretudo motor. como devo fazer ou onde me dirijo para pedir para mudar para oeiras, centro dr.belmar da costa, ou outro lado que mais se ajuste a ele? Desde já agradecida.

a mãe

 

Tenho uma filha de 18 anos que sofre desta doença causada por incompetência médica. depois de muito galgar por países onde a medicina tornou-se mais evoluta , a minha filha passou a ser auto dependente. só que de a uns dias a esta parte, notei que tem estado a surgir alguns retrocessos no desenvolvimento motor e psicológico. será normal? será uma fase? será uma das causada da doença? quanto maior idade mais retrocesso?

 

Olá a todos chamo-me dénia brás e gostei dos comentários, especialmente das indicações bibliográficas sobre paralisia cerebral. estou a fazer uma pós-graduação em nee e é o tema do meu trabalho final. agradeço a orientação de tânia vieira, pois toda a ajuda é bem-vinda. e sim, acredito que milagres não acontecem, mas com humildade e força de vontade muitas barreiras se quebram e se aprende muito, especialmente com quem é "especial". obriga-nos a olhar o mundo `de outra forma e a sermos mais solidários. um abraço, ficando à espera de mais indicações vossas.

 

Li o que a ana escreveu da sua filha e 18 anos eu tenho agora um bebe de 3 meses que sofreu lesões graves no cérebro pois temo muito o futuro dele, mas a senhora por experiência própria diz ter ido a vários países se me pode se contactar para me dar algumas dicas e que não sei por onde começar já me indicaram para alcoitão mas não me parece grande coisa aguardo uma resposta preciso que me ajudem por favor, obrigado

 

Querida ana caetano. sendo a sua bebe ainda muito pequena, vc não verá nada de anormal no seu desenvolvimento. o que aconselho desde ja é pensar em arranjar um bom neurologista , só ele será a pessoa capaz para a seguir desde já o desenvolvimento do bebe. quando estive ai em Portugal na altura não tive muito boa experiência com o alcoitão, mas sei que o sistema de atendimento melhorou muito bastante e que existe pessoal capacitado e com experiência no assunto. o ano passado em maio conheci em Setúbal a drª elsa fragoso uma medica neurocirurgião muito boa. seria bom, e se a ana consegue marcar uma consulta com ela para o efeito. manda-me o seu email para qdo chegar a casa lhe enviar os contactos da clinica, bem como da drª elsa. ana, a africa do sul foi a porta aberta para o desenvolvimento da minha filha, cuba o milagre, graças a deus a minha menina recuperou bastante. tenha fé, deus ajuda sempre, quem sabe não será tão grave assim. confiança e coragem. sabe depois de 18 anos e ficando psicologicamente arrasada com a doença da indira , jurei nunca mais ter filhos, mas deus abençoou-me com uma rapaz que é o tesouro mais lindo, mais inteligente, que eu poderia ter para compensar utdo que vivi e ainda vivo com a indira. força!!!

 

No tratamento da pc, principalmente nos casos em que existem graves problemas com a alimentação, nomeadamente: descoordenação na mastigação e deglutição dos alimentos, desnutrição, obstipação, o nutricionista é um técnico indispensável no acompanhamento destes doentes. portanto é concerteza esquecimento não mencionar estes técnicos nas equipas muitidisciplinares.

a. campos

 

Qualquer aluno com necessidades educativas especiais, tem direito a frequentar a escola pública e beneficiar de todos os direitos e ajudas necessárias. Porém, nem sempre assim acontece. Na maior parte das vezes escola e professores debatem-se com a falta de material necessário ou de técnicos especializados (embora façam todas as diligências necessárias para o efeito). Cabe então aos encarregados de educação pressionarem o ministério da educação, direcções regionais, câmaras municipais, entre outros no sentido de melhorarem as condições de vida dos seus educandos. Infelizmente é este o país que temos, sem o apoio necessário, deixando na mão dos pais, professores, educadores, psicólogos e outros técnicos a tarefa de se associarem e procurarem inverter a situação. A Paralisia Cerebral é uma doença do foro neurológico que afecta as funções básicas do ser humano (fala, postura, movimento). Existem vários tipos de Paralisia Cerebral: espástica (em que o movimento é difícil); atetósica (o movimento é descontrolado e involuntário); atáxica (o equilíbrio e a sensibilidade profunda são anormais); mista (uma combinação de vários tipos). A Paralisia Cerebral é provocada por uma lesão no cérebro e no sistema nervoso ocorrida antes do nascimento; durante o parto ou depois do nascimento (pouco depois do nascimento). Os sintomas variam consoante a área de extensão da lesão, podendo incluir: tiques; perturbação da marcha; espasmos; convulsões e fraco tónus muscular. Para além da motricidade, a Paralisia Cerebral também pode afectar a visão, a audição, a inteligência e a fala. A necessidade de um diagnóstico precoce prende-se com o facto de dar início à terapia o mais cedo possível. A Paralisia Cerebral pode manifestar-se logo à nascença ou mais tarde. Em caso de suspeita deve-se consultar um neurologista pediátrico a fim de determinar a extensão e localização da lesão cerebral, de forma a colocar de parte outras doenças. Exames a efectuar: análises de sangue e urina (para eliminar a hipótese de outras doenças que produzam sintomas semelhantes): electroencefalograma (para medir a actividade eléctrica do cérebro); electromiograma (para medir a actividade eléctrica dos músculos); um TAC. (Para detectar alterações cerebrais. O tratamento deve envolver uma equipa de profissionais ao nível da saúde: Fisioterapeutas; Terapeutas da Fala e Terapeutas Ocupacionais; um Psicólogo; um Ortopedista e um Neurologista. A Paralisia Cerebral não tem cura, o objectivo do tratamento médico é ajudar a criança a conseguir uma maior independência possível. Alguns exemplos: as convulsões podem ser controladas por medicamentos; o tratamento ortopédico pode incluir talas, canadianas e aparelhos diversos que possam evitar contraturas e outras deformações dos braços e pernas; a cirurgia ortopédica pode ser também uma opção cortando músculos e tendões contraídos (permitindo a sua distensão) ou unindo determinados ossos (de modo a estabilizar as articulações). Este tipo de cirurgias pode permitir à criança um melhor equilíbrio e andar. O Processo Ensino-Aprendizagem deve ser organizado e estruturado de forma a privilegiar o desenvolvimento geral da criança ou jovem com Paralisia Cerebral. Deve existir uma equipa de profissionais que trabalhem no sentido de suprimir as dificuldades da criança ou jovem. A criança/jovem com paralisia cerebral deve beneficiar de áreas que possibilitem e auxiliem o seu desenvolvimento, tais como: Terapia da Fala – Para elevar a capacidade de expressão oral e de comunicação; Terapia Ocupacional – De forma a desenvolver aptidões úteis que lhes permitam desempenhar tarefas de rotina; Psicomotricidade – Para melhorar a adaptação ao mundo exterior, através do domínio do equilíbrio; controle da inibição voluntária e da responsabilidade; consciência do corpo; eficácia das diversas coordenações globais e segmentárias; organização do esquema corporal; orientação espacial; etc; Apoio Psicológico – Para acompanhar a criança/jovem durante o Processo Ensino-Aprendizagem ao nível psicológico; Fisioterapia – Através da utilização do exercício e técnicas de relaxamento; para ensinar a caminhar com o auxílio de canadianas muletas e outros aparelhos (como cadeira de rodas); para auxiliar a rotina diária da criança ou jovem; Áreas de Expressão – A Dança e Música podem auxiliar as crianças ou jovens a elevarem a sua coordenação, desenvolverem o tónus e força muscular, autoconfiança, etc. As actividades de Expressão Plástica, como a Pintura podem ajudar no desenvolvimento da motricidade, comunicação, etc.; Actividades Aquáticas – O contacto com a água ou realização de exercícios dentro de água auxiliam um melhor funcionamento do sistema circulatório, respiratório, fortalecimento dos músculos, aumento do equilíbrio, relaxamento muscular, diminuição de espasmos, aumento da amplitude de movimentos, etc; Massagens – Aliviam espasmos e reduzem contracções musculares; Informática – A utilização do computador pode ajudar ao nível da comunicação, assim como ao nível da motricidade fina; Actividades da Vida Diária – Para trabalhar a higiene, segurança, entre outros; Nutricionista; Entre outros. A criança ou jovem com Paralisia Cerebral pode estar integrada no Ensino Regular ou Especial. Contudo, a criança/jovem deve beneficiar numa primeira instância de uma Estimulação Global e só posteriormente de uma Iniciação Académica. O trabalho realizado pelos técnicos (Professor, Educadora, Psicóloga, Terapeutas, etc.), assim como a inter-acção de todas as áreas acima mencionadas deverão procurar elevar o nível Cognitivo; Autonomia Pessoal e Social; Comunicação; Psicomotor; Sócio-Afectivo; assim como desenvolver a área Sensorial-Perceptiva. Os Encarregados de Educação podem proporcionar um ambiente que estimule a aprendizagem e a exploração. Ajudando no exercício físico regular; no desenvolvimento de hábitos de higiene; utilização de materiais e utensílios que auxiliem a criança/jovem com Paralisia Cerebral (tais como: talheres especiais, auxiliares para vestuário, escovas de dentes próprias, entre outros). A Paralisia Cerebral é uma doença que dura toda a vida e geralmente requer uma adaptação e uma formação no sentido de atingir a auto-suficiência. É necessário que exista um trabalho conjunto entre Técnicos e Encarregados de Educação, proporcionando uma diversidade de áreas, no sentido de desenvolver e elevar as capacidades gerais da criança/jovem com Paralisia Cerebral, assim como a sua qualidade de vida.

 

Sugestões de visita:

Acerca da Paralisia Cerebral; ajudas, terapias e locais:

http://edif.blogs.sapo.pt/10120.html

http://www.appc.pt/

http://www.apifarma.pt/uploads/17-APPC.pdf

http://www.fisiozone.com/fisioterapia-pediatrica/110-incapacidade-motora-cerebral-paralisia-cerebral-parte-i.html

http://www.apc-coimbra.org.pt/

http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D296

http://sacrocraniana.no.sapo.pt/paralisia.html

http://www.ajudas.com/infoLista.asp?catg=Paralisia%20cerebral

http://pedroserrano.blogs.sapo.pt/

http://www.paralisiacerebral.org/

http://www.appcleiria.pt/

http://www.fappc.pt/

http://www.cpcbeja.org/

http://www.anamarisabrito.com/

http://www.projectocresceraprender.blogspot.com/

http://anasousapsicologa.blogspot.com/

http://edif.blogs.sapo.pt/52887.html

http://edif.blogs.sapo.pt/43996.html

http://edif.blogs.sapo.pt/9465.html

http://edif.blogs.sapo.pt/4828.html

http://www.profala.com/artpc7.htm

http://www.spp.pt/conteudos/default.asp?ID=141

http://www.sanchattour.com.br/SMI/tratamentos/Restauracao.htm

http://forum.autohoje.com/off-topic/35660-saude-em-cuba.html

http://www.ciren.cu/

http://www.geocities.com/cirenportugal/

http://www.min-edu.pt/

http://www.dgidc.min-edu.pt/especial/

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/especial/Paginas/Centro_RecursosEd_Especial.aspx

http://cerebralpalsypublications.com/cerebral-palsy-groups.html


1 comentário

Comentar post