Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Apoio on-line

Sou professor de Educação Visual e Tecnológica e tenho, pela primeira vez, um aluno autista integrado numa turma de ensino regular. O aluno em questão revela comportamentos bastante imprevisíveis e por vezes agressivos, que dificultam muito a minha tarefa. Apesar de já ter tentado dinamizar com este aluno diferentes actividades relacionadas com a disciplina, como pintar a guache, manusear pasta de modelar, desenhar e pintar, ainda não consegui encontrar nenhuma que motivasse verdadeiramente o aluno uma vez que ele não revelou qualquer interesse pelas propostas de trabalho que tentei implementar, rejeitando-as quase de imediato. Face a esta situação e à especificidade do aluno, sinto-me incapaz de realizar um trabalho pedagogicamente útil e adequado. Peço a vossa ajuda para encontrar materiais de apoio ou actividades de expressão plástica adequadas a crianças com autismo, que possa desenvolver nas minhas aulas. 

Obrigado e parabéns pelo  vosso trabalho.  

 


Colega, o autismo é uma condição que requer intervenção terapêutica e  tratamento. No entanto, o autismo é muitas vezes mal interpretado. O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade. Os adolescentes juntam às características do autismo os problemas da adolescência, podendo contudo, melhorar a capacidade de relacionar-se socialmente e o seu comportamento ou, pelo contrário, podem voltar a fazer birras, mostrar auto-agressividade ou agressividade para com as outras pessoas. As pessoas com autismo têm uma grande dificuldade, ou mesmo incapacidade, de comunicar, tanto de forma verbal como não verbal. Muitos dos autistas não têm mesmo linguagem verbal. Noutros casos o uso que fazem da linguagem é muito limitado e desadequado. No que respeita à comunicação não verbal, há uma acentuada incapacidade na sua utilização. Paralelamente, as pessoas com autismo têm uma grande dificuldade na interpretação da linguagem, devido à dificuldade na compreensão da entoação da voz e da mímica dos outros com quem se relacionam. O isolamento social é outra característica do autismo. Outra particularidade comum no autismo é a insistência na repetição. Por isso é que as pessoas com autismo seguem rotinas, por vezes de forma extremamente rígida, ficando muito perturbadas quando qualquer acontecimento impede ou modifica essas rotinas. O balançar do corpo, os gestos e os sons repetitivos são vulgares, sendo mais frequentes em situações de maior ansiedade. A maioria dos autistas tem também deficiência mental, com níveis significativamente baixos de funcionamento intelectual e adaptativo. Cerca de 30% dos autistas pode sofrer também de epilepsia.

Com a legislação em vigor a inclusão, que ainda não é uma realidade (provavelmente nunca será), terá de existir. Infelizmente as escolas estão cada vez com menos recursos humanos, dificultando/impedindo um trabalho com maior qualidade. Cabe aos professores, com o seu desembaraço e “carolice” contornar (ou tentar contornar) a situação... Enfim, o país que temos. A partilha de informação entre colegas e a criação de centros de recursos nas escolas (apetrechados de bibliografia, materiais e multimédia) poderá ser um dos caminhos alternativos... Muita pesquisa, algumas experiências... Muita diplomacia. Deixamos alguns links e esperamos que lhe sejam úteis. As temáticas são diversas: blogs, sites e artigos acerca do autismo, da inclusão, terapia pela arte e alguns com ideias e sugestões para trabalhar a disciplina de EVT na sala de aula.

http://edif.blogs.sapo.pt/21274.html

http://edif.blogs.sapo.pt/21196.html

http://edif.blogs.sapo.pt/28986.html

http://edif.blogs.sapo.pt/34098.html

http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/

http://www.autism.com/translations/pt/pt_whatisautism.htm

http://appda-norte.org.pt/folder.2007-06-14.2739667266/document.2007-06-19.6771758481

http://www.autismoinfantil.com.br/porque-intervir-cedo.html

http://www.autismo-br.com.br/home/Peda-2.htm

http://www.webartigos.com/articles/4113/1/o-pedagogo-na-educacao-da-crianca-autista/pagina1.html

http://edif.blogs.sapo.pt/22133.html

http://edif.blogs.sapo.pt/44757.html

http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/17536942.html

http://www.teteamodeler.com/

http://evtagostinho.no.sapo.pt/

http://www.leme.pt/pesquisa/dirs.cgi?ct=Educa,231,227o-Recursos_Educativos-Educa,231,227o_Visual_e_Tecnol,243gica&lv=3

http://www.imaginarium.pt/contenidos/manualidades?metodoAction=manualidades

http://web.educom.pt/pr1305/plastica.htm

http://www.overmundo.com.br/overblog/a-terapia-da-arte

http://paginas.terra.com.br/educacao/teletrabalho/psi_arte.htm

Bom trabalho! Qualquer coisa contacte-nos.


 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.