Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Apoio on-line

Sou Professora De Ed,Especial E Tenho Um Menino Com Paralisia Cerebral, Que Preciso De Ajuda, Amigos Digam-me Com Ensinar A Ler Uma Criança Com Esta Problemática? Estou Com O Método 28 Palavras ,Mas Ainda Não Conseguiu Aprender Uma Letra. Sei Que Tudo Leva O Seu Tempo ..Mas Estou A Ficar Triste Por Nada Conseguir. Para Além Dos Pré Requisitos. Que Domina, Ajudem-me Por Favor..


Colega, trabalhar com crianças e jovens com Nee requer muita insistência, perseverança e investigação... É necessário conhecer o aluno, nomeadamente as suas características, capacidades e limitações... Definir objectivos e prioridades... Trabalhar e treinar competências que o capacitem para a vida... Enfim... Seria necessário conhecermos o caso para melhor opinar acerca dele... Porém, a leitura e a escrita... Neste tipo de casos... Baseia-se na experimentação e no treino... Há que variar os métodos, se necessário, e diversificar as estratégias... Desenvolver capacidades ao nível da leitura funcional... Desenvolver competências na estruturação do trabalho... Enriquecer o vocabulário... Conduzir à compreensão da necessidade de adequar o conteúdo e forma à finalidade... Desenvolver o gosto pela leitura e escrita... Usar multifuncionalmente a escrita... As estratégias poderão ser diversas: Actividades que propiciem a participação eficaz e adequada em diversas situações de interacção... de leitura silenciosa e em voz alta... de consulta de material escrito com o objectivo de localizar informação e transformá-la em conhecimento... de escrita usando materiais e suportes variados... de elaboração de vários tipos de texto... práticas de leitura e escrita na e da vida quotidiana... Enfim... Poderemos recorrer a: rótulos, mapas, grelhas, cartazes informativos, sinalização,  instruções, impressos, jornais,  revistas, enciclopédias, gráficos, recados, medicamentos, BI, telegramas, carta, matrículas, encomendas, biblioteca, passe social e outros documentos pessoais, horários, bilhetes, meios de transporte... e muitos outros... Basta usar a imaginação e os recursos que por vezes estão bem ao pé de nós... Na nossa realidade quotidiana...

Aqui ficam algumas sugestões de pesquisa:

http://www.proformar.org/revista/edicao_16/promocao_leitura.pdf

http://web.me.com/joaorolando/Crescer_na_Escola/Crescer_na_escola/Entradas/2009/11/12_Ficheiro_Leitura_Funcional_files/Ficheiro%20Leitura%20Funcional.pdf

http://www.esas.pt/dlcr/images/PDF/da_leitura_funcional_a_producao_de_texto.pdf

http://www.ufpa.br/rcientifica/ed_anteriores/pdf/ed_04_nlc.pdf

http://www.essl.edu.pt/Programacao_disciplinas/Portug_12.pdf

http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/forma_ensino.pdf

http://www.gomes-mota.nome.pt/joao/cartilha/index.html

http://purl.pt/185

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/obj_a.php?t=cartilhas01

http://www.prof2000.pt/users/nuchamelo/

http://palavras28.no.sapo.pt/

http://www.profblog.org/2009/11/novas-formas-de-aprendizagem-novos.html

http://matematica-leitura.planetaclix.pt/indice_do_metodo_global.htm

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6453/1/SIIEo6clarice.pdf

http://web.me.com/edgardland/Edgard_Landwehrkamp/Alfabeto.html

http://edif.blogs.sapo.pt/10120.html

http://www.apc-coimbra.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=77&Itemid=194

http://www.apcl.org.pt/

http://www.appc.pt/

Bom trabalho!