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EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

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EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

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Hello Gostei do post , achei-o interessante... MAS acho que esta informação está incompleta. Sinto que estas características estão muito generalizadas e, apesar de ajudarem a traçar uma linha entre pessoas mais próximas de serem sobredotadas e outras que não, penso que, ainda assim, não deixa ninguém a saber identificar correctamente pessoas que o sejam/ não sejam. E (aqui sim, vem aquilo que quero mesmo dizer) não diz como é possível fazer-se essa diferenciação. Fala-se de "testes de inteligência", mas pergunto: testes de QI ? No caso de esta minha suposição estar acertada: como? onde? com o apoio de quem? Se estiver errada: então que tipo de testes são esses? Não há grandes ajudas nisto e eu, adolescente que gostava de ter uma pequena base onde me apoiar, nem que fosse meramente um rótulo que me ajudasse com uma estúpida crise de personalidade aliada a uma enorme incerteza que ando a atravessar HÁ ANOS, coloco a questão: quem é que me pode ajudar com isto?! Pelo menos posso dizer que sou sortuda o suficiente por ter algum apoio da minha Directora de Turma, mas pergunto: aconselham-me a pedir-lhe ajuda? Ela diz (não a mim nem aos meus pais...) que eu sou sobredotada, ou perto de isso. Os meus pais dizem/ acham o mesmo. Outros familiares - idem. Professores que tive até agora - mesmíssima coisa. E eu... Bem, eu gostava de saber se esta sensação de que ninguém me consegue acompanhar é justificada ou não; se a perda completa de interesse por aquilo que não consigo compreender e me é mal explicado é apenas mau génio ou mais do que isso; se ter um interesse quase demasiado forte (segundo os padrões ditos "normais" da sociedade) por literatura é apenas uma estranha "obsessão" ou se será pura paixão; se fazer perguntas com um ritmo bastante rápido aos meus professores, que muitas vezes os deixam desconfortáveis por não conseguirem responder, é apenas curiosidade desenfreada ou se, junto a isso, está uma sede de conhecimento infindável e uma necessidade de colocar uma esfera de sentido há volta das coisas que me mostram/ ensinam/ explicam que não é comum... Gostava de saber se o meu problema em lidar com coisas que não me desafiem é apenas um ego avantajado a trabalhar ao lado de uma enorme preguiça, ou se o facto de nao ter vontade nenhuma de sequer tentar fazer aquilo que acho desnecessário por não trazer nenhum resultado de desenvolvimento pessoal, descobrimento de novas coisas, aprendizagem de seja-lá-o-que-for, etc, tem outra justificação? (e sim, sei que a preguiça tem um enorme papel nisso tudo. Mas, ainda assim......!) O que fazer? Onde há respostas? E como lidar com elas, como posso eu lidar com o facto de ser sobredotada? E, pior ainda!, como poderei lidar com a descoberta de, afinal, NÃO SER sobredotada, mas que tudo isto não passou de uma resposta/ adaptação minha e da minha maneira de ver/ fazer as coisas moldada por todos estes ideais horríveis com que sou rodeada, as metas que esperam que atinja e estas ideias pré-concebidas que as pessoas fazem de mim só porque, a meio de uma conversa, uso expressões (para mim coloquiais) que mais nenhum miúdo da minha idade usa? Enfim... Se alguém se der ao trabalho de ler este comentário quase ofensivamente extenso, por favor, respondam-me, se conseguirem. A dúvida é angustiante. ((AOS SOBREDOTADOS: não me relaciono com a maioria das coisas que aqui foram ditas... acho que pessoas com maiores capacidades têm maior facilidade de compreensão de várias situações e, portanto, devem saber que também têm de fazer concessões e era mesmo bom se tentassem motivar os outros a andarem mais rápido, em vez de exigirem que todos corram ao vosso lado. Saberem que são sobredotados não vos dá o direito de acesso a um mundo feito à vossa medida. E, duvido que a maioria queira mesmo que o mundo se dobre à sua necessidade. O ódio, inveja e tudo mais que vêm do facto de ter um holofote diferente sobre as nossas cabeças neste palco que é a vida pode ser completamente arrasador... É giro ser diferente, é fantástico ser melhor, é maravilhoso consequir ir longe... mas é "lixado" representar esse papel se nos apontarem o dedo constantemente. E, digo-vos, não vão querer lidar com a raiva sempre presente em comentários que vos dirijam...))

 

Boa tarde... O artigo acerca das crianças e jovens sobredotadas surgiu com o objectivo de ser um singelo contributo para a discussão da temática... Longe de ser um estudo cientifico... Procurou apenas sensibilizar... Informar e divulgar... O aluno sobredotado é visto como alguém que revela um desempenho notório em todas as suas actividades, ou melhor, alguém que revela um talento especial para uma ou mais expressões artísticas... Alguém que apresente um bom desempenho académico... Que possua uma inteligência superior devidamente provada por resultados obtidos em testes de inteligência... Embora aprendam facilmente... É certo e sabido... Que experimentam várias dificuldades durante a escolaridade e até na vida quotidiana... Ainda assim... Existem alunos com potencialidades extraordinárias que passam despercebidos aos olhos dos professores e que – Chegando a ser identificados como sendo alunos problemáticos - Apresentando dificuldades relacionadas com a atenção, com o comportamento nas aulas, interesse pelas tarefas escolares, entre outros... Procurámos mostrar algumas das características mais básicas e generalizantes ao nível das aprendizagens, motivação, sociais... etc... Assim como: necessidades, intervenção educativa, papel dos pais... etc... Repetindo... Este artigo teve como principal objectivo sensibilizar... Informar e divulgar uma problemática... Esclarecendo de uma forma muito simples e alertando pais, professores e restante comunidade para a temática...