Apoio on-line
bom dia, sou pai de uma criança de 5 anos com o diagnostico de atraso global de desenvolvimento, esta a ser acompanhada e apoiada, mas procuro ajuda com outras pessoa que tenham uma situação parecida e que possam facultar site com exercícios para fazer em casa com ela. obrigado
Desde já os nossos parabéns pelo seu interesse em procurar, paralelamente á escola ou ao acompanhamento que tem o seu filho, novas intervenções educativas alternativas e complementares. Esta problemática pode ser definida como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das actividades da vida diária, etc. Características: Heterogénea na etiologia e no perfil fenótipico; Prevalência desconhecida mas estimada em entre 1 e 3% das crianças com menos de 5 anos de idade; Atraso significativo que se situa 2 desvios padrão abaixo da média (dentro da mesma idade) – QI igual ou inferior a 70%. A investigação etiológica inicia-se através da investigação clínica básica de acordo com três grupos de crianças: Doença progressiva; Atraso global do desenvolvimento psicomotor estático com antecedentes; Atraso global do desenvolvimento psicomotor estático sem antecedentes; As crianças com atraso global do desenvolvimento psicomotor devem ser sinalizadas e orientadas, usufruindo de medidas pedagógicas e de reabilitação apropriadas, assim como, mantendo um acompanhamento clínico activo como medida de prevenção. A intervenção educativa dentro da sala de aula ou em casa parte, inicialmente, da consciencialização, por parte do professor e dos pais, de que a criança tem limitações e da descoberta das causas das mesmas. Aspectos como o relacional contribuem para, através de uma atitude empática, levar a criança a sentir-se reconfortada, amparada, segura e suplantar as dificuldades que manifesta. Em casos mais graves, a intervenção educativa passa pelo incentivo do uso da linguagem e pela consciencialização no outro, de que a comunicação é um acto que coexiste em contexto de interacção social. A fala surge, assim, espontaneamente como um meio de troca de experiências. É por isso importante a definição dos objectivos, dentro das limitações/possibilidades da criança, que visem desenvolver os aspectos linguísticos, nomeadamente no domínio da fala, da leitura e da escrita, incentivar a descoberta do mundo e contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo.
Aqui ficam alguns links de interesse (artigos e formas de intervenção):
http://edif.blogs.sapo.pt/19654.html
http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp
http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=J
http://www.asolutionforyou.com/Parking%2
http://www.coloring.com/pictures/choose.c
http://www.domingosnotransito.pt/domingo
http://cantinhodateresa.no.sapo.pt/
http://nonio.eses.pt/contos/andersen.htm
http://www.meddybemps.com/letterary/guid
http://www.spotthedifference.com/
http://web.educom.pt/escolovar/mat_2oper
http://jogoseducativos.jogosja.com/
http://www.noddy.com/funtime/index_pt.ht
http://www.mathplayground.com/math_manip
http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/c
http://www.estadinho.com.br/index3.html
Bom Trabalho!