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EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

Depoimento

 

De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque, os procedimentos derivados da análise do comportamento são essenciais em qualquer programa desenvolvido para o tratamento de indivíduos diagnosticados com autismo.
 
A Academia Nacional de Ciências dos EUA, por exemplo, concluiu que o maior nº de estudos bem documentados utilizaram métodos comportamentais. Além disso, a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que o método ABA é o único tratamento que possui uma evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.

 

 

O tratamento ABA envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que o indivíduo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se comportamentos sociais, tais como contacto visual e comunicação funcional; comportamentos académicos tais como pré-requisitos para a leitura, escrita e matemática; além de actividades da vida diária como higiene pessoal. A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas também fazem parte do tratamento comportamental, já que tais comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo.

 

 

Durante o tratamento comportamental (ABA), as habilidades geralmente são ensinadas numa situação de um aluno com um professor através da apresentação duma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações.

 

A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras). Inicialmente, essas consequências são extrínsecas (ex. uma guloseima, um brinquedo ou uma actividade preferida). Entretanto o objectivo é que, com o tempo, consequências naturais (intrínsecas) produzidas pelo próprio comportamento sejam suficientemente poderosas para manter a criança aprendendo. Durante o ensino, cada comportamento apresentado pela criança é registrado de forma precisa para que se possa avaliar o seu progresso.

 

 

O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos:

 

 

1- avaliação inicial,

 

 

2- definição de objectivos a serem alcançados,

 

 

3- elaboração de programas/procedimentos,

 

 

4- ensino intensivo,

 

 

5- avaliação do progresso.

 

 

O tratamento comportamental caracteriza-se, pela experimentação, registro e constante mudança. A lista de objectivos a alcançar é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades iniciais do indivíduo. Assim, o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante todo o processo.

Mário Relvas