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GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

GAI - Gabinete de Apoio e de Intervenção

Projecto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Para esclarecer, sensibilizar e intervir.

Educação especial e inclusiva: Mudanças para a escola e sociedade

Educação especial e inclusiva: Mudanças para a escola e sociedade

Educacao Especial E Inclusao Educacional

Educacao Especial E Inclusao Educacional

Divulgação

Regresso às aulas

Necessidades Educativas Especiais (NEE)

Apoios para alunos com Síndrome de Asperger enquadrada nas

Perturbações do Espetro do Autismo

O seu (sua) filho(a) tem dificuldades de integração na escola? Precisa de ajuda na realização dos trabalhos de casa? Tem dificuldades em comunicar com os colegas e professores e de se fazer entender? Precisa de ajuda na organização de tarefas diárias? Acha que já podia ser mais autónomo na vida diária, em tarefas domésticas, no caminho para a escola ou para outras atividades?

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, através do seu projeto Casa Grande, quer ser parceira com as Famílias e as Escolas disponibilizando um conjunto de serviços de intervenção em contexto escolar e domicílio:

  • ESTUD’Apsa

Acompanhar ao nível das competências académicas de acordo com o currículo do aluno com necessidades educativas especiais, quer com perturbações do espetro do autismo.

  • Serviço no domicílio

Sessão semanal de intervenção no domicílio, de treino de competências sociais, de autonomia funcional e comunitária.

  • Treino de competências sociais

Desenvolver relações intrapessoais e interpessoais, intencionalidade comunicativa, regulação socio-emocional e reciprocidade social, em grupo e individual.

  • Treino de autonomia funcional e comunitária

Desenvolver autonomia secundária e comunitária para que o jovem/adulto adquira competências no quotidiano.

  • Ateliers: Horticultura e Jardinagem, Informática, Expressão Plástica, Música, Costura

Desenvolver atividades de carácter ocupacional/lúdico de acordo com o perfil e interesses do jovem/adulto.

  • GYM’Apsa

Promover atividade física de acordo com o perfil da criança e jovem.

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, ao longo dos seus quase 11 anos de existência, tem contactado diretamente com as Escolas e as Famílias, em todo o território nacional. Daí tem resultado uma experiência e conhecimento acumulados das dificuldades e necessidades que as crianças e jovens com perturbações do espetro do autismo e suas famílias sentem quando têm de enquadrar os seus filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e quando têm de decidir sobre os melhores apoios.

Consideramos importante que as crianças e jovens sejam integrados nas escolas, e que se invista em currículos funcionais, com especial incidência na componente académica, na componente social e de autonomia funcional, e na componente vocacional.

É neste contexto, que a APSA desenvolveu o projeto Casa Grande e se coloca como parceira das Famílias e das Escolas, disponibilizando um conjunto de serviços de intervenção em contexto escolar e domicílio, para crianças e jovens, quer estejam ou não enquadradas num PEI (Programa Educativo Individual) e/ou PIT (Plano individual de transição) com o objetivo de facilitar não só o sucesso académico, mas também a construção de um projeto de vida futura.

Saiba mais em info@apsa.org.pt ou 217119100.