Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gabinete de Apoio e de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

ENTREVISTA COM SALVADOR MENDES ALMEIDA: ASSOCIAÇÃO SALVADOR

Resultado de imagem para associação salvador

A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003.

Ao longo do tempo, tem desenvolvido projetos diferentes e ambiciosos que tiveram excelentes resultados e um demonstrado impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência.

https://www.associacaosalvador.com/

Resultado de imagem para associação salvador

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Porquê a criação da Associação Salvador?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - Tudo começou com um projeto do meu pai. Com o meu acidente, após várias pesquisas em hospitais, clínicas e centros de reabilitação, o meu pai esteve nos EUA e conheceu o “Miami Project”. É um centro de excelência da University of Miami Miller School of Medicine, e é também considerado um dos principais programas de pesquisa que conduz investigações de ponta no campo das lesões na medula vertebral e no cérebro.

O meu pai entendeu com isto que há esperança na recuperação, no entanto, o mais importante é promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência motora, mantendo uma fisioterapia ativa, a prática do desporto e a convivência com pessoas que estejam nas mesmas condições. Percebeu, então, que em Portugal não existia nada semelhante a este projeto em Miami. Mais ainda, que em Portugal as pessoas com deficiência motora isolam-se nas suas casas, quer por não haver condições de acessibilidades, quer por nem conhecerem as oportunidades.

Foi daí que a Associação Salvador começou por organizar eventos de convívio, promovendo o encontro, a partilha e o testemunho das experiências das pessoas com deficiência motora.

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Qual é a missão da Associação Salvador?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - A Associação Salvador tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciado os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Qual é o seu âmbito de intervenção e que tipo de actividades desenvolvem?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - A Associação Salvador trabalha em três áreas principais: conhecimento, integração e sensibilização.

Na área do conhecimento promovemos o Encontro sobre lesões vertebro-medulares - divulgação dos avanços científicos, clínicos, terapêuticos e de integração ao nível da abordagem ao paciente com lesão vertebro-medular; criámos o Manual para pessoas com deficiência motora - disponibilização de informação sobre apoios existentes, forma de os obter e contactos úteis para pessoas com deficiência motora (disponível para download gratuito no nosso site).

Na área da integração atribuímos anualmente 130.000€ em Apoios (projeto Ação Qualidade de Vida) - apoio direto a pessoas com deficiência motora e comprovadas carências financeiras, nas categorias de Obras em Casa, Formação e Equipamentos desportivos; desenvolvemos o Projeto de Apoio ao Emprego na Grande Lisboa e no Grande Porto - capacitação dos candidatos, através de orientação e formação, sensibilização de empregadores e integração profissional; organizamos Eventos Inclusivos - eventos lúdicos, culturais e desportivos, que visam fomentar a partilha de experiências e aumento da autoestima e autonomia dos participantes; Promovemos o Desporto adaptado - disponibilizamos a prática regular de 11 modalidades adaptadas: ginásio, ciclismo, dança, yoga, vela, canoagem e remo, surf, hipoterapia, padel e natação.

Na área da sensibilização desenvolvemos o projeto “Sensibilização em escolas” - promoção de palestras em escolas secundárias e teatro de marionetas em jardins-de-infância para desmistificar o tema da deficiência; desenvolvemos ações de Prevenção Rodoviária - participação como parceiros na Campanha BP Segurança ao Segundo e realização de ações de promoção de segurança rodoviária; Na área das acessibilidades desenvolvemos ações de sensibilização, estamos a estudar uma proposta de alteração da lei das acessibilidades, bem como a realização de serviços pontuais de consultoria, para que Portugal seja um país acessível para todos.

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Quais são as maiores dificuldades e necessidades da Associação Salvador?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - A mentalidade e os hábitos muito enraizados, são os grandes entraves ao desenvolvimento. É por esse motivo que temos feito várias ações e iniciativas para a mudança de mentalidades, especialmente no ano passado, para a melhoria das acessibilidades.

Noutro âmbito e sendo uma instituição sem fins lucrativos, a Associação Salvador precisa de generosidade e donativos, quer sejam financeiros quer em apoios específicos para as campanhas de angariação de fundos, para dar continuidade aos projetos que desenvolve em prol das pessoas com deficiência motora de todo o país. Felizmente temos crescido ano após ano, quer ao nível de novos projetos, quer no aumento muito significativamente do número de pessoas apoiadas.

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Quais são as suas principais preocupações (da Associação Salvador) relativamente aos direitos e condições das pessoas com deficiência em Portugal?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - A Associação Salvador preocupa-se com todos os direitos relativos às pessoas com deficiência motora no geral e em particular naqueles em que nos especializámos e desenvolvemos os nossos projetos.

Nos últimos anos temos apostado fortemente na área das Acessibilidades, procurando combater as barreiras arquitetónicas de edifícios públicos e privados, realizando ações junto do Senhor Presidente da República e do senhor Primeiro Ministro e junto dos portugueses em geral, para que Portugal seja um país para todos.

Temos procurado igualmente a promoção de uma sociedade mais inclusiva ao nível da empregabilidade das pessoas com deficiência.

Através do nosso percurso de 16 anos temos dado maior visibilidade aos problemas das pessoas com deficiência, procurando as melhores soluções para uma verdadeira inclusão.

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Como vê a inclusão e a integração das pessoas com deficiência em Portugal?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - Temos percorrido um longo caminho, e em conjunto com outras associações congéneres e com cada vez mais pessoas com deficiência que são verdadeiros ativistas da nossa causa, temos mudado muitas vidas e mentalidades.

Mas ainda há muito por fazer e a vida não pode parar.

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Qual é o papel da sensibilização para uma sociedade mais inclusiva?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - A Associação Salvador acredita no enorme potencial dos jovens enquanto agentes de mudança, realizando palestras de sensibilização em escolas de todo o país. Alargámos inclusivamente a nossa atuação aos jardins de infância, sensibilizando milhares de crianças.

Procuramos também sensibilizar a população portuguesa no geral, através de ações de sensibilização, palestras ou presença muito regular nos meios de comunicação social.

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Onde ou como gostaria de ver a Associação Salvador daqui a 20 anos? Isto é, qual é ou quais são as grandes ambições a longo prazo?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - Se dentro de 20 anos não existíssemos era sinal que a nossa missão estava cumprida e que as pessoas com deficiência viviam plenamente integradas na sociedade.

Infelizmente é uma utopia e ainda há um longo caminho a percorrer.

Neste caminho procuraremos crescer, mudando cada vez mais vidas e mentalidades.

EDUCAÇÃO DIFERENTE - Gostaria de deixar alguma mensagem à sociedade?

SALVADOR MENDES DE ALMEIDA - A mensagem que gostaria de deixar aos Portugueses é que promovam a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade, acreditando nas suas potencialidades, tratando-as como iguais, sobretudo nas escolas e no acesso ao emprego e ao desporto, áreas fundamentais para o desenvolvimento de qualquer pessoa.

Convido-os igualmente a seguirem o trabalho da Associação Salvador, envolvendo-se nas nossas causas.

Só desta forma conseguiremos criar uma sociedade mais inclusiva e para todos.

Juntos mudaremos vidas e mentalidades!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.